Notícias

Setembro Amarelo: 8 dicas para cuidar da saúde mental no trabalho!

Setembro é o mês da valorização da vida e do olhar atento à nossa saúde mental e das pessoas que convivem conosco. A questão é extremamente importante e afeta tanto a vida pessoal quanto profissional. Por isso, convidamos a psicóloga da Bold, Gabriela Rodrigues Dotto, para dar algumas dicas de como manter a sanidade mental no trabalho, considerando que a condição é essencial para desempenharmos nossas atividades com motivação, apresentar bons resultados e também levar a vida de uma forma mais leve e feliz.

A profissional destaca que passamos a maior parte do dia no ambiente de trabalho, algo que envolve diversos desafios. “No entanto, quando nossa mente está saudável e estável, conseguimos superar essas dificuldades e se sentir bem com as atividades e colegas”, aponta.

Gabriela explica que o termo “saúde mental” pode ser entendido como um estado de bem-estar, no qual a pessoa consegue usar suas capacidades para se recuperar do estresse da rotina e ser produtiva. Quando o emprego compromete esta nossa condição, é comum apresentar sinais como falta de vontade de ir ao trabalho, estresse, dores de cabeça, cansaço maior do que o habitual, mau humor constante, desmotivação, isolamento da equipe, procrastinação, excesso de raiva ou choro e problemas para dormir.

Agora, que você já sabe o que é saúde mental e como identificar quando ela está impactando negativamente no seu trabalho, vamos conferir oito dicas para melhorar este aspecto! Olhem só:

  1. Estabeleça prioridades: faça uma lista das suas atividades diárias e defina a ordem de prioridade delas. Para cada atividade cumprida, faça um check, destaque, assinale… deixe bem visível para si mesmo o quanto você produziu naquele dia! Defina uma recompensa, como um chocolatinho na gaveta, uma xícara de chá ou uma bolachinha de sua preferência para você apreciar a cada cinco atividades completadas. É uma forma de você organizar o dia, valorizar sua produtividade e tornar a rotina mais leve!
  2. Cuide da sua saúde física: você sabia que a atividade física ajuda a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar? Por isso, é indicado definir, pelo menos, três dias na semana para fazer uma caminhada, andar de bicicleta, ir à academia ou praticar um exercício que você goste. Além disso, cuide da alimentação, priorize alimentos leves, como frutas e verduras, e tente reduzir o consumo de cafeína, dando preferência para chás e água.
  3. Defina metas: qual a razão para você ir trabalhar todos os dias? O que você almeja conquistar? Qual o papel do trabalho nas suas conquistas? Precisamos saber claramente qual o nosso propósito, o que nos faz trabalhar diariamente. Para isso, faça uma lista de metas que você quer cumprir, como, por exemplo: quitar as parcelas do financiamento do carro ou do apartamento, comprar um sapato novo, levar a família para jantar em um restaurante diferente… Escolha metas que sejam atingíveis e reais, de acordo com as suas possibilidades.
    Divida os objetivos a curto prazo, como os que você deseja alcançar com o salário do próximo mês, e os objetivos a médio ou longo prazo, como comprar uma televisão nova, trocar de carro, passear ou viajar. Além disso, liste também as conquistas que foram fruto do trabalho. Enumere as coisas que você comprou ou experiências que viveu que só foram possíveis graças ao seu emprego. Sabendo o que você já conquistou e também o que ainda quer conquistar, o trabalho passa a executar uma função diferente, não como algo obrigatório, mas, sim, de mediador para suas conquistas. Saia de casa todos os dias com o pensamento de que você está um passo mais perto de onde quer chegar!
  1. Faça pausas: respeite seus limites, não se coloque em uma situação desgastante. Tire alguns minutinhos do dia para tomar um café ou um chá, comer uma fruta, tomar água e respirar um ar. Essas pequenas pausas tornam o trabalho mais leve e menos cansativo.
  2. Coloque limites claros entre trabalho e casa: ao fim do seu expediente, evite levar problemas para casa, aproveite o tempo para ficar com a sua família, relaxar e curtir. Perceba que, em casa, você dificilmente conseguirá resolver questões do trabalho. Então, todas as atividades que ficaram pendentes para o outro dia, você resolverá depois. Seu tempo livre é para lazer, descanso e relaxamento. Desfrute o momento! Você merece!
  3. Mantenha uma boa relação com a equipe: converse com colegas, aproxime-se deles, evite se isolar. Ajude a manter um ambiente de trabalho de amizade e companheirismo, oferecendo ajuda quando perceber que alguém está precisando e também pedindo apoio quando sentir necessidade. Ter mal-entendidos com colegas é comum. Pessoas são diferentes e possuem ideias diferentes. Mas, não deixe que isso afete as relações! Separe o trabalho do pessoal. Saiba dialogar quando houver necessidade, sem gerar conflitos ou desrespeitar alguém. Faça uma pausa com os colegas, tome um cafezinho, sugira um happy hour… Ter boas relações no trabalho traz benefícios para a qualidade de vida e saúde mental.
  4. Tenha hobbies: defina atividades de lazer que sejam prazerosas para você e as inclua na rotina. Desafie-se a fazer algo diferente uma vez por semana, como uma noite para cozinhar em família, assistir um filme, tomar um vinho que você goste, dar um passeio de bicicleta…Escolha atividades que façam com que o seu tempo em casa seja desfrutado e também aproveitado!
  5. Relaxe: cultive o hábito de praticar atividades de respiração e relaxamento. Você pode diariamente tomar um banho ouvindo sua playlist favorita, curtindo a sua própria companhia, ou tirar um tempo para ler, escrever, desenhar ou pintar, atividades que acalmam sem o uso de eletrônicos. É importante tirar, pelo menos, 20 minutos do seu dia para fazer algo longe das telas.

Você pode também optar por praticar alguns exercícios de relaxamento. Abaixo, a psicóloga Gabriela Dotto separou algumas. Confira:

  • Relaxamento Muscular Progressivo: coloque-se, confortavelmente, sentado ou deitado, da forma que preferir. Inspire fundo o ar pelo nariz, segure por cinco segundos e, então, solte o ar, lentamente, pela boca, percebendo o movimento de contração e expansão que o seu corpo faz durante o exercício. Concentre-se em inspirar, segurar e expirar, apenas percebendo a forma como seu corpo se movimenta durante essa respiração. Repita isso cinco vezes.

Depois, inspire o ar pelo nariz e estique os seus pés e dedos, segurando-os dessa forma enquanto prende o ar durante cinco segundos. Após, expire lentamente o ar pela boca, liberando a tensão, relaxando os pés e voltando à sua posição natural. Inspire o ar pelo nariz, aperte e contraia os músculos das pernas durante cinco segundos, enquanto prende o ar, e solte-o lentamente pela boca enquanto libera a tensão e relaxa os músculos novamente.

Repita o exercício, inspirando pelo nariz e contraindo os glúteos, enquanto segura o ar por cinco segundos. Expire pela boca lentamente, relaxe a musculatura e libere a tensão.

Você deve fazer o mesmo passo contraindo os braços e dedos das mãos, com o pescoço, rosto (utilizando a mandíbula e sobrancelhas) e, depois, repetir o processo com todo o corpo, tensionando e relaxando os músculos por duas vezes.

  • Técnica 4-2-6: outro método de respiração muito simples e que você pode realizar no seu dia a dia. Ele corresponde a respirar no seguinte ritmo: inspire durante quatro segundos, segure o ar por dois segundos e expire lentamente pela boca por seis segundos. Repita essa sequência, pelo menos, cinco vezes, até perceber seus pensamentos se reorganizando, seus músculos relaxando e a tensão indo embora.

Essas são formas de manter e cultivar a saúde mental no ambiente de trabalho! Vamos começar a praticar? Lembrem-se: vocês não estão sozinhos. Peçam ajuda quando não estiverem bem! Na Bold, contamos com atendimento psicológico disponível para os colaboradores. Para solicitar uma consulta, basta falar com o setor de Gente e Gestão.

Juntos, somos mais fortes!

Orçamento

    Nome
    E-mail
    Telefone
    País
    Estado
    Cidade
    Tipo de Compra
    Como nos conheceu?
    Produto
    Cor
    Quantidade
    Deseja anexar algum material?

    Mensagem