Notícias

Conheça as 8 tendências do varejo para 2022, segundo a NRF

Em janeiro, os nossos gestores Ralf Benedito Sebold e Reimar Benedito Sebold participaram do maior evento de varejo do mundo: a NRF 2022: Retail’s Big Show, que aconteceu em Nova York. O evento é conhecido por apresentar cases de sucesso e apontar as tendências que devem ser seguidas pelo setor nos próximos meses.

Como muitas das novidades apresentadas na NRF estão alinhadas com a cultura da Bold e com projetos que temos em andamento, vamos abordá-las neste texto e explicar um pouco mais sobre o evento. A seguir, os oito temas que devem dominar o varejo neste ano:

1 – O novo ambiente de negócios para o varejo: incerteza, mudança e transformação são palavras que definem o momento. As empresas precisam ter capacidade de adaptação e agilidade para lidar com o novo ambiente. A idade média dos negócios no mundo passou de 61 anos para 22 anos, de acordo com a McKinsey, então velocidade com adaptabilidade é fundamental.

2 – A revolução do supply chain: a gestão da cadeia de suprimentos não será mais a mesma. Hoje, o mundo enfrenta problemas na distribuição global, devido a prazos, escassez de produtos e logística. Para melhorar esse quesito, empresas como a Amazon estão verticalizando todas as etapas, investindo em aeronaves, contêineres e motoristas para estar a 10/15 minutos de 90% da população americana, por exemplo.

3 – Novas tecnologias: arquitetura/infraestrutura de tecnologia, aplicações de produtividade, 5G e maturidade das aplicações são soluções em destaque no varejo.

4 – Metaverso: um dos temas mais discutidos na NRF 2022. Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade constituída pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e internet. No varejo, ele pode ser uma espécie de e-commerce 4.0, permitindo uma compra melhor do que no e-commerce ao oferecer uma experiência muito próxima a comprar em uma loja física, por exemplo.

5 – A nova loja: a loja física ganha valor estratégico e precisa ser reinterpretada, transformar-se em um hub de produtos e serviços, estar mais perto dos clientes, ser mais inteligente, oferecer experiências diversificadas e atrair mais consumidores. Isso pode ser feito com personalização de atendimento e investimento em diferentes atrações para o espaço. A loja deve ser um local vivo e mais divertido do que o ambiente digital.

6 – Os ecossistemas do negócio desafiam o varejo: são modelos de negócios que, a partir de bases sólidas de clientes e dados, diversificam aspectos como varejo, marketplace, serviços financeiros, serviços de mídia e entretenimento, tornando-se grandes ecossistemas. Como exemplo, é possível citar o Mercado Livre, que saiu do marketplace e agora, como Mercado Pago, é uma das maiores fintechs do Brasil, com diferentes organizações e uma rede de cliente mais fidelizada.

7 – ASG (Ambiental, Social e Governança) / DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão): a pandemia desencadeou uma maior preocupação dos consumidores aos temas relacionados à ASG, o que também virou régua para investimentos. Empresas sustentáveis, como mostram dados, são mais restáveis a longo prazo. DE&I são hoje pilares centrais da agenda de ASG e tem impacto muito forte na atração de talentos, colaborando com o cenário econômico.

8 – Cultura e liderança para navegar a transformação: o líder tem que ser o guardião e o promotor do propósito do negócio, o embaixador da cultura, pois ela se consolida pelo exemplo repetitivo do dia a dia. A agenda de transformação é uma agenda de cultura e de mudança organizacional, e são as lideranças que promovem isto.

Vamos ficar atentos a essas pautas, bolders! Neste ano, buscaremos uma fidelização ainda maior dos nossos clientes e parceiros, além de continuarmos trabalhando intensamente no desenvolvimento de produtos inovadores. Também lançaremos o nosso marketplace para fortalecer as vendas online da Bold. Por isso, as tendências do varejo nos acompanharão pelos projetos de 2022! Estamos alinhados com o mercado mundial para alcançar nossas metas e crescer muito mais!

Orçamento

    Nome
    E-mail
    Telefone
    País
    Estado
    Cidade
    Tipo de Compra
    Como nos conheceu?
    Produto
    Cor
    Quantidade
    Deseja anexar algum material?

    Mensagem